Um vídeo que mostra pessoas saindo de um elevador circula pelas redes sociais com a informação que seriam infiltrados do PT fugindo por um local secreto após participarem dos atos golpistas de 8 de janeiro. É falso. A gravação mostra torcedores saindo de um elevador com problemas técnicos na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), em maio de 2022.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra pessoas saindo de um elevador. O homem que faz a gravação diz que “o pessoal trabalhou bem” após “um tempão aqui”. De acordo com a legenda, a cena mostraria “petistas infiltrados” saindo por um túnel secreto do Congresso Nacional após participarem dos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Divulgem petistas infiltrados saindo pelo túnel do congresso
A informação analisada pela Lupa é falsa. Na verdade, o vídeo mostra torcedores sendo resgatados após ficarem presos em um elevador na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). A gravação original foi publicada no Kwai pelo jornalista esportivo Gabriel Reis, fundador do canal Paparazzo Rubro-Negro, em 15 de maio de 2022. Na ocasião, ele cobria o jogo entre Flamengo e Ceará pela série A do Campeonato Brasileiro. Não há relação com os atos golpistas de 8 de janeiro.
Na peça desinformativa que circula pelo WhatsApp, é possível ver o nome de usuário de Gabriel Reis no Kwai e verificar que uma mulher que aparece na cena veste uma camisa do clube cearense…