Apurado pelo site UOL Confere
Foi gravado em janeiro o vídeo em que o deputado português de extrema direita André Ventura chama o presidente Lula (PT) de “bandido”. Ao contrário do que indica um post nas redes sociais, a fala não ocorreu durante viagem do petista a Portugal concluída hoje (25).
“”Não temos medo de dizer: Lula da Silva é um BANDIDO!’. E assim foi a recepção do ladrão mais famoso do mundo em Portugal. Reforçando: FORA LULA!”, diz o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) na descrição do post em que compartilha o vídeo.
O parlamentar português discursa em uma convenção do partido Chega: “Nós não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido. Não temos medo de continuar a dizer em Portugal. Diga o que disser Santos Silva [presidente da Assembleia da República de Portugal], diga o que disser a embaixada do Brasil em Portugal, nós não temos medo e é essa nossa diferença para os outros [partidos]”.
A fala não é atual. O deputado André Ventura de fato chamou o presidente Lula de bandido, mas a declaração exibida no vídeo é de 27 de janeiro deste ano…