Apurado pelo site UOL Confere
Publicações nas redes sociais distorcem o conteúdo de um vídeo que mostra o presidente Lula no Palácio do Planalto na noite de 8 de janeiro ao dizer que é mentira que ele estivesse em Araraquara naquele dia.
Lula estava em Araraquara em 8 de janeiro no momento da invasão aos prédios dos Três Poderes e voltou à Brasília no mesmo dia. Por isso, ele aparece nas imagens de 21h26 no 3º andar do palácio.
“Lula foi fiscalizar a armação pqp” e “Lula fala que no dia da invasão estava em Araraquara”. Os dois textos que aparecem sobre a gravação de uma câmera de segurança do Palácio do Planalto que mostra Lula e sua equipe no local. O vídeo usado na publicação tem a marca d’água do site Metrópoles.
Um homem que aparece ao lado das imagens afirma falsamente que o petista teria mentido: “É por isso que Lula queria sigilo das imagens. Ele fala que nesse dia ele estava em Araraquara e que ele falou com o general, só que o general tá do lado dele aí. Vocês vão ver ele entrando agora aqui. Ele entra por último o general. Olha aí”…