FALSO: É falso que em Avellaneda se dêem bicicletas para as eleições: é um programa municipal que se realiza todos os anos desde 2018

O programa é destinado aos alunos das escolas públicas de ensino fundamental daquele partido.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O jornalista Javier Lanari publicou um tweet viral onde destacou que no município do sul de Buenos Aires “estão prontos para sair e dar bicicletas antes das eleições” e que essa entrega é feita por “um voto”. Ao lado do texto, há uma imagem de centenas de bicicletas.

No entanto, isso é falso. O programa “Sua Primeira Bicicleta” é realizado em Avellaneda há 6 anos ininterruptamente, independentemente de ser ano eleitoral ou não.

O programa é destinado aos alunos das escolas públicas de ensino fundamental daquele partido.

Na última semana, um post do jornalista Javier Lanari se tornou viral no Twitter, dizendo: “Em Avellaneda eles estão prontos para sair e distribuir bicicletas antes das eleições. O mesmo Estado que faz com que você não consiga comprar, sai para doá-los como Papai Noel. Uma bicicleta = um voto. Puro clientelismo…” (sic). Ao lado do texto, há uma imagem de centenas de bicicletas verdes, cor oficial do Município de Avellaneda, que dirige Jorge Ferraresi (Frente de Todos).

Isto é falso. Por meio de uma pesquisa reversa de imagens no Google, Chequeado verificou que a foto tuitada por Lanari faz parte do plano “Sua primeira bicicleta” , que é realizado regularmente desde 2018 . É um programa institucional do município que consiste na entrega de bicicletas fabricadas na Argentina para os alunos das escolas públicas primárias desse distrito anualmente, no início de cada ano letivo (com exceção de 2020 e 2021 , anos de pandemia , quando entregue na segunda parte do ano).

Ou seja, ao contrário do que apontou Lanari, essa entrega de bicicletas ocorre há 6 anos, independentemente de ser ano eleitoral ou não eleitoral. Aliás, a iniciativa oficial começou num ano em que não houve eleições. O tuíte do jornalista do canal La Nación + e da Rádio Rivadavia teve mais de 2.100 retuítes e 5.700 “curtidas” no momento da publicação desta nota…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷