Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra agentes do Ibama supostamente ameaçando um produtor rural no Pará. Segundo as postagens, o fato teria ocorrido ainda este ano, após Luiz Inácio Lula da Silva ter sido eleito presidente. É falso. O vídeo é de 2020, portanto não tem relação com o atual governo.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) supostamente ameaçando um produtor rural. Segundo as postagens, o fato teria ocorrido ainda este ano, após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter sido eleito presidente. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Ibama ameaça produtor rural. O terror no Brasil, após o Lula se eleger está acontecendo e a mídia está calada. Escondendo para o mundo”
A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens são de 2020, e ocorreram durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Portanto, não têm relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em nota, o Ibama informou que o vídeo é real e mostra uma abordagem de agentes ambientais durante a retirada de invasores na Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, no Pará. “O homem que aparece no vídeo já havia sido advertido anteriormente sobre a ordem de desocupação, mas desobedeceu a equipe de fiscalização”, explicou o órgão…