FALSO: É de 2020 vídeo que mostra operação de agentes do Ibama

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra agentes do Ibama supostamente ameaçando um produtor rural no Pará. Segundo as postagens, o fato teria ocorrido ainda este ano, após Luiz Inácio Lula da Silva ter sido eleito presidente. É falso. O vídeo é de 2020, portanto não tem relação com o atual governo.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) supostamente ameaçando um produtor rural. Segundo as postagens, o fato teria ocorrido ainda este ano, após Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter sido eleito presidente. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Ibama ameaça produtor rural. O terror no Brasil, após o Lula se eleger está acontecendo e a mídia está calada. Escondendo para o mundo”

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens são de 2020, e ocorreram durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Portanto, não têm relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  

Em nota, o Ibama informou que o vídeo é real e mostra uma abordagem de agentes ambientais durante a retirada de invasores na Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, no Pará.  “O homem que aparece no vídeo já havia sido advertido anteriormente sobre a ordem de desocupação, mas desobedeceu a equipe de fiscalização”, explicou o órgão…

Veja a apuração completa no site Lupa