Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um quartel em Porto Velho (RO) foi pintado de vermelho porque o Exército se alinhou ao comunismo após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como afirmam publicações nas redes. O vídeo mostra as dependências do 17º Batalhão de Logística do Exército, que adequou a estrutura do quartel às cores representativas de sua área de atuação: vermelho, amarelo e cinza-aço. Essa composição foi estipulada por uma portaria publicada pelo Ministério da Defesa em 1980.
Publicações que difundem o vídeo com as falsas alegações acumulavam mais de 200 mil visualizações no TikTok e 8.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (19).
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem critica a cor vermelha usada na fachada das dependências do 17ª Batalhão Logístico de Selva, em Porto Velho, por julgar que seria um alinhamento do Exército ao comunismo após a eleição de Lula. Isso não é verdade.
Conforme explicou o próprio batalhão em nota, a fachada do quartel foi pintada com as cores que representam a área de logística do Exército: vermelho, amarelo e cinza-aço. Essa composição foi determinada em 1980 por uma portaria do Ministério da Defesa…