FALSO: É falso que reverendo pediu desculpas por não ter alertado para riscos de vacina contra Covid-19

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o reverendo Amilton Gomes de Paula chorou e pediu desculpas à população por não ter alertado para os riscos da vacina contra a Covid-19, como alegam posts. Na realidade, no vídeo que circula nas redes sociais, ele confessa participação em um esquema de venda superfaturada de doses do imunizante. A gravação foi feita em agosto de 2021 durante depoimento do religioso à CPI da Covid-19 no Senado. As vacinas são consideradas seguras e eficazes contra a doença.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulam 11 mil compartilhamentos no Facebook e 12 mil visualizações no Kwai até a tarde desta quarta-feira (19).

Publicações nas redes têm compartilhado fora de contexto um trecho do depoimento de Amilton Gomes de Paula à CPI da Covid-19 para sugerir que o reverendo estaria se desculpando pelas mortes e sequelas causadas pelas vacinas. Na sessão de 3 de agosto de 2021, no entanto, o religioso chorou ao confessar sua participação em um esquema ilegal de venda superfaturada de imunizantes ao Ministério da Saúde. Ao longo de todo o seu depoimento, Gomes não fez qualquer menção a supostos riscos oferecidos pelas vacinas, que são consideradas seguras por órgãos nacionais e internacionais.

O trecho que circula nas redes mostra a resposta do reverendo a uma pergunta feita pelo senador Marcos Rogério (PL-RO). Ele questiona se o religioso foi enganado ou se participou conscientemente do esquema ilegal de superfaturamento. Sua fala completa é a seguinte:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos