Gravação viralizou no TikTok com manchete forjada que imita layout do portal g1
Apurado pelo site Estadão Verifica
O que estão compartilhando: vídeo no qual um homem diz que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu taxar o OnlyFans e que as mulheres que usam a plataforma vão “ter que pagar imposto para o governo do dinheiro que você ganha”. Ao fundo do vídeo, há uma imagem supostamente tirada do portal g1 que confirmaria a informação.
O Estadão investigou e concluiu que: é falso. Não há registro no g1, e em nenhum outro veículo de comunicação, de que o ministro da Fazenda tenha dado essa declaração. Especialistas apontam que a empresa não pode ser taxada porque é sediada no exterior, e os ganhos auferidos pelos criadores de conteúdo já devem ser declarados no imposto de renda. A alegação falsa circula enquanto o governo federal estuda outras medidas para aumentar a arrecadação fiscal.
Saiba mais: O OnlyFans foi criado como uma rede social destinada a conteúdos exclusivos por assinatura. A plataforma acabou ganhando popularidade entre produtores de entretenimento adulto, público a que o autor do vídeo checado se refere. Essas pessoas já são obrigadas a declarar os valores recebidos no imposto de renda, explica Francisco Nogueira de Lima Neto, especialista em Direito do Mercado Financeiro pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC)…