FALSO: Fórmulas da Coca-Cola e Heineken não foram alteradas para incluir mRNA após compra de ações por Bill Gates

Circula pelas redes sociais que as fórmulas das bebidas da Coca-Cola e da Heineken foram alteradas para incluir RNA mensageiro, em conluio com o empresário Bill Gates. É falso. Empresas afirmam que não houve qualquer alteração nas fórmulas das bebidas que produzem.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo no qual uma mulher afirma que o bilionário Bill Gates comprou ações da Coca-Cola e da Heineken para alterar a fórmula das bebidas e incluir RNA mensageiro. O objetivo da ação seria “reduzir a população mundial”. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Bill Gates compra grande parte das ações da Coca Cola e da Heineken. Cientistas que trabalhavam no laboratório da Coca Cola dizem que a fórmula foi alterada (…) A intenção da empresa é inserir o RNA mensageiro nas bebidas

A informação analisada pela Lupa é falsa. A Coca-Cola e a Heineken não mudaram a fórmula das bebidas para incluir RNA mensageiro. Ambas as empresas negaram o boato.

Por e-mail, a assessoria de imprensa da Heineken disse que a empresa não fez alterações na formulação de seus produtos para incluir o “RNA mensageiro” ou qualquer outro item. Já a Coca-Cola Brasil informou, em nota publicada em seu site, que são falsos os vídeos sobre uma suposta alteração da fórmula da Coca-Cola em associação com Bill Gates, para inclusão de “vacinas” com mRNA mensageiro. “Todos os ingredientes utilizados em nossos produtos são seguros, aprovados pelos órgãos regulatórios e constam no rótulo das embalagens”, esclarece a empresa…

Veja a apuração completa no site Lupa