O líder da oposição queniana Raila Odinga pediu desculpas ao presidente William Ruto pelas manifestações em 2023? Não, o vídeo mostra o evento em 2018

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Com os dois principais candidatos nas eleições gerais de 2022 no Quênia ainda em desacordo, um pedido de desculpas de um deles, conforme afirmado em um vídeo nas redes sociais, seria interessante. Mas isso não aconteceu.

O vídeo mostra o líder da oposição queniana Raila Odinga se dirigindo a uma audiência em um pódio. Ele diz: “Em nome da minha equipe e meu, eu, na frente desta congregação reunida aqui, café da manhã de oração, apresento minhas desculpas ao meu irmão.” 

O clipe então mostra Odinga e o presidente do Quênia, William Ruto, se abraçando enquanto a multidão aplaude. O clipe também foi republicado mais de 2.100 vezes e recebeu mais de 300 comentários.

O som do vídeo também foi usado por outros usuários do TikTok , espalhando ainda mais a reclamação.

Odinga começou a liderar manifestações semanais em 20 de março para protestar contra o alto custo de vida e os resultados das eleições gerais de agosto de 2022, entre outras queixas . Odinga perdeu a eleição presidencial para Ruto…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦