FALSO: O Departamento de Defesa dos EUA concedeu um contrato para a pesquisa do COVID-19 na Ucrânia meses antes de o vírus ser conhecido.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Alegações falsas sobre a pandemia do COVID-19 sendo um esquema inventado pelo governo continuam chegando.

Desta vez, um vídeo compartilhado no TikTok em 6 de abril mostra Clayton Morris, um investidor imobiliário e ex-âncora de TV, alegando que o Departamento de Defesa dos EUA concedeu à Ucrânia um contrato para pesquisa COVID-19 meses antes de o vírus ser descoberto.

“Por que os dados do governo dos Estados Unidos mostram que o Departamento de Defesa dos EUA concedeu um contrato em 12 de novembro de 2019 à Labyrinth Gold Health Incorporated para pesquisa do COVID-19, pelo menos um mês antes do suposto surgimento do novo coronavírus e três meses antes de ser oficialmente apelidado de COVID 19?” diz Morris. 

O vídeo parece vir de um episódio de 3 de abril do programa de Morris no YouTube, “Redacted News”. Ele continua afirmando que o contrato era para pesquisas a serem realizadas na Ucrânia e cita uma história de abril de 2022 do “The Exposé”, um site focado no Reino Unido que publicou desinformação sobre o COVID-19…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸