A comparação feita pelo legislador de Buenos Aires entre 1955 e 2022 é impossível de verificar porque confronta contextos muito diferentes.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A comparação feita pelo legislador de Buenos Aires entre 1955 e 2022 é impossível de verificar porque confronta contextos muito diferentes.
O primeiro valor a que aludiu é fruto de reduções de rendas, prorrogações forçadas de contratos e longos períodos de congelamento de rendas com inflação alta, para além das proibições de despejo.
Esses tipos de regulamentos, aos quais Fernández não aludiu em seu vídeo, não estão em vigor atualmente. Além disso, as bases metodológicas que ele utilizou são diferentes.
A deputada portenha Ofelia Fernández (Frente de Todos) publicou na quarta-feira passada um vídeo em sua conta no Twitter no qual criticava a inação do governo de Horacio Rodríguez Larreta (Juntos pela Mudança) em relação ao problema dos aluguéis na Cidade Autônoma de Buenos Aires . Nesse contexto, afirmou: “Em 1955, após medidas regulatórias, o aluguel representava 3% do salário de uma pessoa. Agora, com R$ 100, se você tem entre 18 e 29 anos, em média R$ 60 vai para o aluguel”. A alegação é insustentável.
Consultado a esse respeito, Fernández disse a Chequeado que os dados atuais desta declaração decorrem de um cálculo feito por ele mesmo com base na Pesquisa Permanente de Agregados Familiares (EPH) que elabora no INDEC e que correspondem a setembro de 2022…