Legenda de vídeo viral informa que a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse que o açúcar é proveniente do mel das abelhas. É falso. A mulher que aparece na gravação não é a ministra, mas sim uma convidada de evento político que discursou sobre sua realidade enquanto mulher periférica de uma comunidade em São Paulo.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo no qual uma mulher diz que o açúcar é extraído das abelhas. A legenda afirma que se trata da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Sonia Guajajara falando que o açúcar vem do mel, da produção de abelhas
A informação analisada pela Lupa é falsa. A mulher que aparece no vídeo dizendo que o “açúcar é extraído do mel das abelhas” não é a ministra Sônia Guajajara. A fala é de uma das moradoras de periferia que participou do evento Mulheres com Lula pelo direito à alimentação, que ocorreu em abril de 2022, em Brasilândia, distrito de São Paulo.
O ato foi exibido no canal do PT no Youtube. Nele é possível verificar que a mulher se identifica como Daiane, moradora da ocupação Vila Atlântica, situada perto do pico de Jaraguá, em Pirituba, São Paulo…