Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Em 5 de abril, a legislatura do estado do Kansas anulou o veto do governador democrata para aprovar um projeto de lei que proibia mulheres trans de jogar em times esportivos femininos.
Online, o medo se espalhou sobre como tal regra seria aplicada. “Os republicanos do Kansas anularam com sucesso o veto do governador para agora autorizar inspeções genitais de crianças para que as crianças pratiquem esportes”, twittou um usuário.
Outros usuários do Twitter compartilharam mensagens semelhantes de preocupação sobre os métodos que as escolas podem usar para determinar o sexo de um aluno conforme atribuído no nascimento. As discussões sobre tais “inspeções” não são novas no Kansas; um projeto de lei semelhante de 2021 que falhou declarou que um exame físico da “anatomia reprodutiva” de um aluno por um profissional de saúde poderia ser usado para resolver disputas sobre o sexo de uma pessoa.
Mas não existe tal linguagem na nova lei – e a alegação de que ela autoriza “inspeções genitais de crianças” não é precisa…