Circula no WhatsApp a imagem de uma passeata política com diversos militantes fazendo com a mão o sinal de L, em apoio ao presidente Lula. A legenda diz que uma das pessoas que aparece na foto seria o autor do ataque à creche em Blumenau (SC). É falso. Trata-se de uma montagem na qual o rosto do suposto criminoso foi sobreposto ao de uma outra pessoa.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelo WhatsApp a foto de uma passeata política na qual diversas pessoas aparecem com os braços levantados fazendo o sinal de L com as mãos — gesto que é marca da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na publicação, um homem aparece destacado em um círculo vermelho. A legenda afirma se tratar do suposto autor do atentado à creche Cantinho do Bom Pastor em Blumenau, Santa Catarina, que ocorreu em 5 de abril. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Olha ai o *** que matou as criancinhas…
A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto que circula nas redes sociais é uma montagem. O registro original foi publicado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) em seu perfil no Instagram, em setembro de 2022, durante uma passeata política. Ao comparar as imagens, é perceptível a manipulação.
A montagem, na verdade, sobrepõe digitalmente o rosto do criminoso ao do então candidato a vice-governador de Sergipe, Sergio Gama, companheiro de chapa do senador petista. A informação foi confirmada via assessoria de imprensa de Rogério Carvalho por meio de mensagem no WhatsApp. No Instagram de Sergio Gama, há postagens semelhantes às do senador…