Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem faz acusações em tom de indignação sobre um caso de corrupção. Na legenda da publicação, ele é apresentado como juiz de um “Tribunal Federal” e estaria denunciando o STF. É falso. Trata-se de uma gravação feita em 2017. O homem que aparece no vídeo não é juiz e não fez acusações ao STF.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo de um homem fazendo acusações sobre um caso de corrupção. Na legenda da publicação, ele é apresentado como juiz de um “Tribunal Federal” e estaria denunciando o Supremo Tribunal Federal (STF). Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Juiz perde a paciência com o mecanismo do sistema corrupto! Tribunal federal discute com o STF
A informação analisada pela Lupa é falsa. Ao contrário do que indica o post, o homem que aparece no vídeo não é um juiz, mas um advogado, e não estava fazendo acusações contra o STF. No conteúdo original, publicado em 2017, o advogado Felisberto Odilon Córdova se referiu diretamente ao desembargador Eduardo Gallo, acusando-o de ter cobrado propina para julgar favoravelmente um caso.
A gravação original foi feita em agosto daquele ano durante uma sessão da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Córdova acusou Gallo de pedir propina de R$ 700 mil para votar favoravelmente no processo que estava em trâmite. O desembargador negou as acusações…