O parque eólico que Macri inaugurou em janeiro de 2019 (Parque Eólico Chubut Norte I) não fechou em nenhum momento. O que aconteceu foi que no final de 2019, durante o governo Macri, as obras de outras etapas do complexo (parques Chubut Norte III e IV) foram paralisadas e 900 trabalhadores foram suspensos. Após acordo entre as partes envolvidas, os trabalhos foram retomados.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Uma captura que afirma que “o parque eólico que Macri inaugurou fechou” viralizou no Facebook. O suposto fechamento e demissão dos trabalhadores é atribuído ao vice-presidente da Nação. Mas não é verdade.
O parque eólico que Macri inaugurou em janeiro de 2019 (Parque Eólico Chubut Norte I) não fechou em nenhum momento.
No final de 2019, durante o governo Macri, as obras de outras etapas do complexo (parques Chubut Norte III e IV) foram paralisadas e 900 trabalhadores foram suspensos. Após acordo entre as partes envolvidas, as obras foram retomadas e estes parques foram inaugurados em 2021.
No Facebook, uma captura de tela de uma publicação que diz: ” O parque eólico que Macri inaugurou fechado: 900 demissões ” se tornou viral. Postagens nesta rede social vinculam a vice-presidente da Nação, Cristina Fernández de Kirchner (Frente de Todos), com este suposto fechamento de um parque eólico e a demissão de trabalhadores. No entanto, isso é falso .
Mauricio Macri (Cambiemos) inaugurou em janeiro de 2019 o Parque Eólico Chubut Norte I , pertencente à empresa Genneia , mas este parque não fechou em nenhum momento.
O que aconteceu no final de 2019, durante o governo Macri, é que as obras dos parques eólicos Chubut Norte III e IV foram suspensas e isso provocou a suspensão de 900 trabalhadores, segundo contou Genneia a Chequeado . Por fim, foi alcançado um acordo para retomar as obras e “os trabalhadores suspensos voltaram ao trabalho”, segundo a empresa. Ambos os parques eólicos foram inaugurados em 2021 …