Rosto de homem que atacou crianças foi inserido sobre imagem registrada em ato político em Sergipe, em setembro de 2022
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que o homem responsável pelo atentado na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau (SC), que matou quatro crianças no dia 5 de abril, apareça na foto de um comício de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no ano passado, fazendo o L com uma das mãos. A imagem que passou a circular nas redes sociais nos últimos dias é uma montagem: o rosto do homem — que não será identificado aqui nem pelo nome, nem por foto — foi inserido digitalmente sobre a imagem de um comício de Rogério Carvalho, então candidato do PT ao governo de Sergipe, registrada em 17 de setembro de 2022.
Ao fazer uma busca reversa de imagens no Google, o Estadão Verifica localizou a foto original do comício de Rogério Carvalho no site oficial da campanha do petista. A fotografia foi publicada no dia 18 de setembro de 2022 e, segundo o site, foi feita na véspera, durante uma carreata que percorreu municípios do sul sergipano. As pessoas que aparecem na imagem original são as mesmas vistas na foto que viralizou, exceto pela presença do rosto do autor do atentado.
A montagem é facilmente identificada: há luz do sol incidindo de frente e na lateral esquerda do rosto das pessoas que aparecem na imagem original, diferentemente do rosto do autor do atentado, cuja foto parece ter sido feita em um local com sombra. A imagem é a mesma que foi publicada por alguns sites após a identidade do autor do atentado ser revelada. O Estadão optou por não publicar imagens ou nome do autor do atentado (leia mais abaixo)…