Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
O senador Chris Murphy, D-Conn., Um dos principais defensores de leis mais rígidas sobre armas, recentemente tuitou uma estatística que, segundo ele, mostra que leis mais restritivas sobre armas podem salvar vidas.
“Os 5 estados com as maiores taxas de homicídios com armas de fogo no país têm leis de armas mais brandas”, enquanto “os 5 estados com as taxas mais baixas têm algumas das leis mais rígidas”, tuitou Murphy em 3 de abril .
Murphy listou o que ele disse serem os cinco principais estados em taxas de homicídio por arma de fogo: Alasca, Alabama, Montana, Louisiana e Mississippi (embora ele tenha usado incorretamente a abreviação postal de Michigan). Cada um desses estados tem uma nota negativa em leis de armas do Giffords Law Center , que apóia leis para prevenir a violência armada.
Os estados que ele disse terem as menores taxas de homicídios com armas de fogo são Havaí, Nova York, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut. Esses estados têm notas altas de Giffords para leis de armas, porque eles têm políticas como verificação universal de antecedentes, restrições de armas de assalto, proibição de revistas de grande capacidade e fortes leis de porte oculto…