Apurado pelo site Aos Fatos
Trata-se de uma montagem a foto que mostra o autor do ataque a uma creche em Blumenau (SC) usando uma camisa vermelha e fazendo um sinal de L com uma das mãos, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O agressor não aparece no registro original, que foi publicado nas redes em setembro de 2022 pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).
Publicações que difundem a imagem manipulada acumulavam 2.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10) e também circulavam no TikTok. O conteúdo também tem sido difundido no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
É montagem a foto difundida por publicações nas redes que mostra o autor do ataque à creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, usando uma camisa vermelha e “fazendo o L” com uma das mãos. O homem não aparece no registro original, feito pela fotógrafa Janaína Santos durante uma carreata em Sergipe, no dia 17 de setembro de 2022. A imagem foi publicada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) em seus perfis no Instagram e no Flickr.A distorção clara entre a cabeça e o tronco do homem mostra que o rosto do agressor foi inserido no corpo de outra pessoa, que não foi identificada por Aos Fatos. Na imagem original, é possível perceber que o indivíduo real tem características faciais bem diferentes, como cabelo curto e sobrancelhas arqueadas (confira abaixo o comparativo):..