Um vídeo está circulando no Facebook e no Tik Tok alertando que “em 23 de abril de 2023 haverá uma tempestade solar com radiação extremamente alta, dando a cada ser humano 23% de chance de sobrevivência”. No entanto, isso é falso.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Um vídeo está circulando no Facebook e no Tik Tok alertando que “em 23 de abril de 2023 haverá uma tempestade solar com radiação extremamente alta, dando a cada ser humano 23% de chance de sobrevivência”.
No entanto, isso é falso. Nem a NASA nem qualquer outra agência aeroespacial emitiram um alerta a esse respeito e os cientistas explicam que prever uma tempestade solar com tanta precisão é total e totalmente impossível.
Embora seja verdade que as tempestades solares podem interromper as comunicações e afetar os satélites, elas não são um perigo iminente para a vida na Terra.
Está circulando nas redes sociais um vídeo com previsões de tom apocalíptico em relação a supostas futuras tempestades solares que afetariam as comunicações, os satélites ou, mais diretamente, toda a vida em nosso planeta.
“Em 23 de abril de 2023 haverá uma tempestade solar com radiação extremamente alta, dando a cada ser humano 23% de chance de sobreviver” (sic), afirma o vídeo desinformativo que teve 21 milhões de visualizações no Tik Tok e 144 mil no Facebook.
No entanto, isso é falso. Especialistas explicam que prever uma tempestade solar com tanta precisão é completamente impossível. Embora seja verdade que as tempestades solares podem interromper as comunicações e afetar os satélites, elas não são um perigo imediato para a vida na Terra…