Circula nas redes o vídeo de um homem que diz que uma unidade do Exército localizada em Novo Mundo (MS) teria substituído a pintura verde-oliva para uma vermelha. É falso. O pelotão que aparece nas imagens sempre foi vermelho e branco, informou o Exército. Trata-se das cores tradicionalmente utilizadas pela Cavalaria.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais o vídeo de um homem que filma uma unidade do Exército localizada em Mundo Novo (MS). Ele afirma que a estrutura havia sido pintada de vermelho, substituindo o verde-oliva de antes. Ao fim, sugere que a mudança estaria relacionada ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu a Presidência da República em janeiro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Hoje, dia 30 de março de 2023. Estou aqui no Mato Grosso do Sul, em Mundo Novo, perto da divisa com o Paraná, e me deparei com essa situação. Pintaram a base do Exército […] Toda ela pintada de vermelho. Eu sempre passava aqui. Essa base do Exército sempre foi verde-oliva, tinha as cores de verde.”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O pelotão do Exército que aparece nas imagens sempre foi vermelho e branco, conforme informou, em nota, o Comando Militar do Oeste. As cores, tradicionalmente utilizadas pela Cavalaria do Exército, estão presentes em todas as estruturas da arma, esclareceu a instituição. Não há, portanto, relação com uma suposta ordem do governo federal para substituir o verde-oliva.
O homem que faz a gravação refere-se ao Pelotão Destacado localizado em Mundo Novo (MS), subordinado ao 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Amambaí (MS). Registros de 2016 publicados pelo Exército mostram que as estruturas do regimento já eram pintadas de vermelho e branco, ao contrário do que diz o autor do vídeo…