Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: Um comunicado de imprensa do Departamento do Tesouro dos EUA está circulando nas mídias sociais, alegando que quatro políticos quenianos serão sancionados por suas ligações com “violência patrocinada”. Mas é um documento falso e deve ser ignorado.
É datado de 29 de março de 2023.
Uma seção do texto na captura de tela diz: “O Departamento do Tesouro está agindo contra esses indivíduos depois de estabelecer que eles planejaram e patrocinaram a violência na segunda-feira, 27 de março de 2023. Suas ações visavam silenciar a dissidência, limitar a liberdade de expressão e a imprensa. ; degradar o estado de direito; perpetuar conflitos violentos; minar os mercados econômicos; e geralmente, minar a democracia no Quênia.”
Em 9 de março , Raila Odinga , líder do Movimento Democrático Laranja (ODM) e da coalizão Azimio la Umoja , anunciou o início de protestos de ação em massa contra o alto custo de vida e o que chamou de abuso de poder por parte de William Ruto governo.
Foi relatado que a Aliança Democrática Unida, da qual Ruto é o líder, quer responsabilizar os partidários de Odinga pela destruição de propriedades durante os protestos. Um estudante universitário foi morto em confrontos entre a polícia e os manifestantes…