FALSO: É falso que Lula cancelou descontos concedidos a devedores do Fies

Circula nas redes uma suposta notícia do portal G1 sobre o cancelamento da anistia das dívidas de estudantes com o Fies. A medida teria sido determinada pelo presidente Lula. É falso. Buscas no G1, Google e Diário Oficial da União, não retornam informações sobre o assunto.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais a imagem de uma suposta notícia publicada pelo portal G1 sobre o cancelamento da anistia das dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A medida, segundo o texto, teria sido determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Lula cancela anistia do Fies Cobrança atingirá todos os estudantes e formados beneficiados durante governo Bolsonaro. Boletos retroativos começar a ser emitidos na segunda quinzena de abril

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de uma montagem que utiliza o layout do G1. Pesquisas no próprio portal, em buscadores como o Google e no Diário Oficial da União não retornam qualquer informação sobre o “cancelamento da anistia” ou a cobrança retroativa a devedores. Também não foram localizados outros textos publicados no G1 por “Marcelo da Silva”, suposto autor da notícia. Além disso, vale ressaltar que a lei sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não perdoou todos os débitos dos estudantes, mas estipulou descontos de até 99% na renegociação de dívidas.

A Lei Federal nº 14.375/2022, que prevê os descontos aos devedores e foi sancionada por Bolsonaro, segue em vigor. Para deixar de valer, uma nova lei teria que ser aprovada no Congresso Nacional — ou seja, o presidente Lula não teria a capacidade de, sozinho, “cancelar” seus efeitos…

Veja a apuração completa no site Lupa