FALSO: Jornalista árabe não diz, em vídeo viral, que Bolsonaro vendeu refinaria e recebeu joias em troca

Circula nas redes sociais um vídeo de um homem que fala árabe em uma transmissão televisiva. A legenda que acompanha a voz do jornalista afirma que Jair Bolsonaro teria vendido uma refinaria de petróleo abaixo do valor de mercado e recebido joias em troca. É falso. O vídeo original foi publicado em 2012 e o apresentador fala sobre outro assunto.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais vídeo de um apresentador árabe em uma transmissão televisiva.  De acordo com a legenda que aparece abaixo no conteúdo, acompanhando a voz do jornalista, o homem teria afirmado que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria vendido uma refinaria de petróleo abaixo do valor de mercado aos árabes e recebido joias em troca. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

O ex presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vendeu para o nosso país uma refinaria de petróleo por 10 bilhões de reais, abaixo do valor de mercado, e em troca ele recebeu joias no valor de 16 milhões de reais. Mas venho esclarecer que o povo árabe não tem nada a ver com o caso do contrabando das joia

A informação analisada pela Lupa é falsa. Trata-se de um vídeo manipulado. A legenda apresentada nas imagens não corresponde à tradução da fala do apresentador árabe. Além disso, a versão original foi publicada há mais de dez anos, em 2012, e o homem discorre sobre o lançamento do Fórum Mundial da Água. 

De acordo com Pedro Ivo Escañoela, escritor e mestre em Literatura Árabe pela Universidade de São Paulo (USP), o vídeo que circula nas redes sociais é uma montagem que inclui imagens do ex-ministro Bento Albuquerque para fazer parte da narrativa enganosa, uma vez que o apresentador árabe não fala sobre o caso das joias. “O jornalista não falou absolutamente nada sobre o Bolsonaro”, disse o escritor. “Nada do que aponta a legenda é dito pelo apresentador. O que ele está falando é sobre uma reunião da comitiva do sheik Mohamed Bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes e príncipe de Abu Dhabi, que está inaugurando o Fórum Mundial da Água, que vai ter primeira sessão em Abu Dhabi no ano posterior junto com o Congresso Nacional de Energias do Futuro. Ele não falou absolutamente nada sobre o Bolsonaro.”..

Veja a apuração completa no site Lupa