A pessoa que fala no vídeo não é o chefe de justiça de Cingapura, Sundaresh Menon

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Um vídeo do renomado acadêmico jurídico G. Mohan Gopal é compartilhado como as observações do Chefe de Justiça de Cingapura Sundaresh Menon sobre juízes teocráticos no Judiciário indiano.

Um videoclipe de uma pessoa fazendo um discurso está circulando nas redes sociais. Aqui, o orador expressa sua preocupação com o aumento acentuado de juízes teocráticos e tradicionalistas que consideram a religião, e não a constituição, como a fonte da lei. Ele acrescenta que esta é a primeira fase de uma estratégia de duas partes para estabelecer um Rashtra hindu até 2047. Os usuários que compartilharam o vídeo afirmam que ele mostra Sundaresh Menon, presidente do Supremo Tribunal de Cingapura, comentando sobre como a constituição indiana estava sendo sequestrado por alguns juízes teocráticos para transformar a Índia em um Rashtra hindu.

A legenda da postagem afirma que “O presidente do Supremo Tribunal de Cingapura, Sundaresh Menon, fala sobre como a Constituição da Índia pode ser sequestrada por juízes de mentalidade religiosa para transformar a Índia em um Rashtra hindu. ”. 

Fizemos uma pesquisa reversa de imagens no Google com os keyframes do vídeo e os resultados nos levaram a um artigopublicado pela Live Law, que trazia a imagem da mesma pessoa vista falando no vídeo viral. De acordo com o relatório, “o renomado acadêmico jurídico Dr. Mohan Gopal fez um discurso em um seminário organizado pela Interferência Executiva em Nomeações Judiciais da Campanha para Responsabilidade Judicial e Reformas (CJAR). Em seu discurso, o Dr. Gopal levantou preocupações sobre a nomeação de juízes com viés político e destacou o motivo de seqüestrar o judiciário e estabelecer uma teocracia hindu no país”. Durante seu discurso, Gopal destacou como o judiciário pode ser sequestrado para estabelecer uma teocracia hindu. Ele ainda instou o colégio a diversificar o judiciário e torná-lo representativo…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳