FALSO: A imagem da mulher premiada como modelo da Estátua da Liberdade é falsa

No entanto, isso é falso, pois o retrato foi criado com base em inteligência artificial para criar a imagem de figuras históricas que não poderiam ser fotografadas. O artista que o criou negou que fosse a face inspiradora da Estátua da Liberdade.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula no Facebook a imagem de uma suposta mulher que, segundo as publicações, teria inspirado a escultura em Nova York.

No entanto, isso é falso, pois o retrato foi criado com base em inteligência artificial para criar a imagem de figuras históricas que não poderiam ser fotografadas.

O artista que o criou negou que fosse a face inspiradora da Estátua da Liberdade.

Circula no Facebook uma publicação com a imagem do rosto de uma mulher, acompanhada do seguinte texto: “ELA FOI O MODELO DA ESTÁTUA DA LIBERDADE. Federico Auguste Bartholdi escolheu esta linda mulher chamada Isabelle Eugènie Boyer, nascida na França em 1841. Ela era casada com o industrial Isaac Marrit Singer, da empresa de máquinas de costura que leva seu nome. Em 1878 esta duquesa atraiu a atenção do escultor, que a imortalizou. Ele morreu em 1904. No entanto, isso é falso.

A publicação no Facebook foi compartilhada mais de 22 mil vezes, segundo dados fornecidos pela própria rede social.

Uma pesquisa reversa de imagens retornou um resultado correspondente de um artigo de Bas Uterwijk , um artista holandês que usa software de inteligência artificial para criar retratos de figuras históricas que não puderam ser fotografadas …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷