Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Um tiroteio mortal em uma escola primária no Reino Unido estimulou os legisladores locais a proibir a posse privada de armas quase três décadas atrás.
Um post de mídia social que destacou a resposta rápida do Reino Unido a esse tiroteio – e enfatizou que não houve outro tiroteio em uma escola na Grã-Bretanha desde então – foi amplamente compartilhado após um tiroteio em uma escola primária em Nashville, Tennessee.
“Em 13 de março de 1996, um atirador assassinou 16 alunos e seu professor na Dunblane Primary School, na Escócia”, dizia um post de 29 de março . “As pessoas no Reino Unido (Escócia, Inglaterra, País de Gales) agiram. As leis mudaram e certos tipos de armas foram banidos. O nível de violência armada na Grã-Bretanha é agora um dos mais baixos do mundo. O Reino Unido teve ZERO tiroteios em escolas desde que eles mudaram suas leis de armas.”
Esta postagem e outras semelhantes ecoaram uma carta aberta e uma mensagem em vídeo que os sobreviventes do massacre de Dunblane enviaram em 2018 aos alunos que sobreviveram ao tiroteio na escola Marjory Stoneman Douglas em Parkland, Flórida…