As ruas vazias de Durban devido ao bloqueio pandêmico de 2020 na África do Sul, não ao ‘desligamento nacional’ de 2023

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: As fotos que circulam nas redes sociais na África do Sul não mostram Durban durante a paralisação convocada por um partido da oposição para 20 de março de 2023. Elas são do centro da cidade deserta durante o primeiro bloqueio da Covid na África do Sul em 2020.

Membros do Economic Freedom Fighters (EFF), um grande partido da oposição, planejaram um “shutdown nacional” para 20 de março, pedindo o fim da presidência de Cyril Ramaphosa e os contínuos cortes de energia que assolam o país e a falta de oportunidades de emprego. 

“As ruas de Durban … estão fechadas”, diz o post . Ele mostra quatro fotos das ruas da cidade de Durban que parecem estar quase completamente vazias. A postagem foi visualizada mais de 151.000 vezes e foi até retuitada pela EFF.

Seria de se esperar que as ruas retratadas estivessem movimentadas em uma manhã de dia de semana. Uma das fotos mostra claramente a histórica estação ferroviária de Durban, no centro da cidade. Se essas fotos realmente mostrassem Durban em 20 de março, isso sugeriria que muitos atenderam ao apelo da EFF para ficar em casa. 

Mas, como muitos usuários do Twitter foram rápidos em apontar, eles não o fizeram…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦