‘Chuva de vermes’ assusta população na China?

Estão a cair “vermes” nos céus da China em cima de carros? Das autoridades de Pequim nem uma palavra sobre o tema, especialista analisa imagens para o Observador e conclui: são flores.

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fact Check. “Chuva de vermes” assusta população na China?

Estão a cair “vermes” nos céus da China em cima de carros? Das autoridades de Pequim nem uma palavra sobre o tema, especialista analisa imagens para o Observador e conclui: são flores.

As imagens são no mínimo inusitadas. Vídeos que estão a ser partilhados no Facebook mostram carros que parecem cobertos de objetos ou seres vivos negros e esguios. A descrição parece servir as imagens: “Na China, ‘chuva de vermes’ cai sobre carros em Pequim e assusta chineses.”

Mas as pessoas que aparecem no vídeo — entre as quais uma rapariga que passa com um guarda-chuva vermelho bem perto dos carros que estão cobertos pelo que é descrito como uma “chuva de germes” — não parecem dar sinais de estarem assustadas com o suposto fenómeno.

Afinal, o que aconteceu? As teorias não demoraram a surgir. Mesmo na publicação em análise, logo a seguir à descrição da “chuva de germes”, o autor conclui que é um sinal de que “Jesus está voltando!”. O jornal argentino Perfil dá uma outra explicação: na verdade, o que se vê no vídeo não são minhocas, germes ou qualquer animal. São, na verdade flores de choupo.

O debate é alargado às redes sociais. Várias publicações de jornalistas e residentes respondem aos vídeos que mostram os carros cobertos, a garantir que se trata, na verdade, de flores. Mas quais flores? A China tem uma “variedade distinta” de árvores de choupo, particularmente no norte do país. Das mais de 100 espécies deste tipo de árvores, 53 existem ou existiram na China. Os números são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. E as flores de choupo são particularmente distintas: “Pequenas, agrupadas em amentilhos unissexuais pendentes”, como explica o site da Gulbenkian. A forma das flores é semelhante a uma “espiga” que pode ter cores escuras e até avermelhadas…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹