Um aumento de 4.070% em abortos espontâneos e natimortos entre mulheres grávidas que tomaram a vacina Covid? Totalmente falso

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Não há dados para apoiar a alegação de um aumento de 4.070% em abortos espontâneos e natimortos como resultado da aplicação da vacina de mRNA da Covid. Na verdade, os especialistas em saúde materna recomendam que as mulheres grávidas tomem a vacina para evitar complicações com risco de vida.

Gold apóia sua afirmação referindo-se aos dados do Vaccine Adverse Event Reporting System , ou Vaers, gerenciado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA e pela Food and Drug Administration (FDA).

A mesma afirmação foi repetida em outros lugares no Twitter aqui e aqui .

A sigla “mRNA” refere-se às vacinas de RNA mensageiro , desenvolvidas para a Covid-19. Sua tecnologia ensina as células a produzir uma proteína, ou um pedaço de proteína, para desencadear uma resposta imune dentro do corpo. Essa resposta imune, que produz anticorpos, é o que ajuda a proteger as pessoas da Covid-19.  

Várias das alegações virais de Gold sobre os efeitos adversos das vacinas foram provadas falsas no passado. Este tweet de março de 2023 imediatamente atraiu críticas, com alguns usuários do Twitter comentando que um aumento de 4.070% é “impossível”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦