Mauricio Macri: ‘Mais da metade dos argentinos são pobres’

O INDEC e o Observatório da Dívida Social (UCA) apresentam números mais baixos, mas outro órgão oficial confirma o que foi expresso pelo ex-presidente.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O último dado do INDEC sobre a pobreza medida pela renda (36,5%) é 13 pontos percentuais inferior ao expresso pelo ex-presidente da Nação (Cambiemos).

Os últimos dados publicados pelo Observatório da Dívida Social Argentina da Universidade Católica Argentina também são inferiores (43,1%) ao que foi dito: 7 pontos percentuais.

No entanto, o Conselho Nacional de Coordenação de Políticas Sociais, que depende da Presidência, calculou a pobreza em 54,9%, considerando renda e condições de vida. A diferença das medições anteriores é a metodologia.

O ex-presidente Mauricio Macri (Cambiemos) publicou um vídeo no Instagram no último domingo no qual anunciava que não concorrerá para voltar ao Poder Executivo nas próximas eleições e, referindo-se à situação socioeconômica do país, disse que “mais da metade dos argentinos São pobres”. Isso é discutível .

De acordo com o método de verificação Checked , uma afirmação é discutível quando o fato de ser verdadeira ou não depende das variáveis ​​com as quais é analisada …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷