Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que um vídeo que mostra presos decapitados no pátio de uma penitenciária tenha sido gravado recentemente no Rio Grande do Norte, como afirmam publicações que circulam nas redes. As imagens violentas foram registradas em janeiro de 2017, durante uma rebelião ocorrida no Amazonas. Na época, integrantes da facção criminosa Família do Norte executaram rivais do PCC.
As publicações enganosas acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (27). O conteúdo também tem sido disseminado em grupos no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Um vídeo que mostra presos executados no pátio de um presídio tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse a situação atual do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. A gravação vem acompanhada de uma legenda que sugere que os ataques seriam uma cobrança das facções à governadora Fátima Bezerra pelos “acordos feitos na época da eleição”. As imagens, no entanto, foram gravadas em janeiro de 2017 no Amazonas, quando o governador era José Melo (Pros).
Elementos presentes na própria gravação atestam que o vídeo foi registrado no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), em Manaus:..