Postagens tiram de contexto abordagem policial em Salvador, na Bahia; armas mostradas em gravação eram simulacros
Apurado pelo site Estadão Verifica
Não é verdade que policiais do estado da Bahia tenham devolvido armas para “traficantes” durante uma ocorrência na periferia de Salvador, no último domingo, 19. O armamento que aparece em vídeo que circula nas redes sociais é de mentira e estava sendo usado por atores durante a filmagem da websérie de ficção De Dentro da Favela, publicada no canal do Youtube O Pest. Em uma publicação postada nas redes sociais, o diretor do grupo, Luan Batista, lamentou que o vídeo dos bastidores da gravação, feito para agradecer o trabalho da polícia militar, tenha sido tirado de contexto.
As cenas que mostram atores da série entregando as réplicas de armas e agentes da polícia militar tirando foto do acervo foram postadas no perfil do O Pest no Kwai, no dia 19 de março, às 22h12. Na legenda, Luan Batista escreveu que estava agradecido pelo apoio e “trabalho excepcional” dos policiais.
Os agentes foram até o local após terem recebido “a informação de que um grupo de pessoas estava em posse de simulacro de armas de fogo na Rua Dr. Almeida, em Periperi [bairro da capital baiana]”, segundo a 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) – unidade operacional distante 5 minutos de carro do local onde foi feita a ocorrência. Ao constatarem que se tratava de uma gravação, os agentes bateram fotos das armas de brinquedo e realizaram uma ronda para garantir a segurança e evitar “interpretações equivocadas”, informa a nota…