FALSO: É falso que ativista em foto com Alexandre de Moraes seja homem que se sentou em cadeira do STF

Vídeo que circula nas redes sociais mente ao ligar empreendedor Raull Santiago a atos antidemocráticos; invasor do Supremo foi identificado como Fábio Alexandre de Oliveira

Apurado pelo site Estadão Verifica

Não é verdade que o ativista e empreendedor Raull Santiago seja o homem que foi filmado sentado na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante atos golpistas do dia 8 de janeiro. O homem na gravação é, na verdade, o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o registro de um homem sentado “na cadeira de Xandão” e, em sequência, expõem fotos de Raull Santiago ao lado do ministro Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As postagens mentem ao afirmar que Santiago é o invasor e que o ativista agiu como um “infiltrado da esquerda” nos ataques bolsonaristas ocorridos em janeiro.

Uma reportagem do Fantástico veiculada no dia 15 de janeiro identificou o golpista como Fábio Alexandre de Oliveira, mecânico de 43 anos. De acordo com a matéria, Fábio estava acompanhado do amigo Erlon Ferrite, que gravou o vídeo. Oliveira foi preso no dia 17 de março em Penápolis, interior de São Paulo, no âmbito da oitava fase da Operação Lesa Pátria. Ele é apontado como um dos homens que lideraram caravanas do interior paulista para Brasília…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica