Como juiz da Suprema Corte em exercício, Daniel Kelly recusou-se a participar de um caso, depois ‘embolsou US$ 20.000 em contribuições’ do autor e de membros da família e ‘desrecusou-se para poder julgar o caso’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Em uma disputa acirrada que decidirá o equilíbrio da Suprema Corte de Wisconsin, o tópico um tanto misterioso das recusas tem estado na frente e no centro.

Uma recusa é o termo aplicado a juízes e promotores que enfrentam conflitos de interesse ou acreditam que não podem ser imparciais e, portanto, se afastam em vez de ouvir um caso. 

A juíza do Tribunal do Condado de Milwaukee, Janet Protasiewicz, uma liberal, disse que se recusaria a ouvir casos movidos por ou contra o Partido Democrata de Wisconsin por causa do dinheiro que o partido investiu em sua campanha. 

O ex-juiz Dan Kelly, um conservador, recusou-se a dizer que renunciaria em casos envolvendo o Partido Republicano. Em 2017, quando estava na corte, Kelly votou contra uma proposta que reformularia as regras de recusa, inclusive exigindo que juízes e juízes se afastassem de casos envolvendo aqueles que gastaram dinheiro em suas eleições…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸