Circula pelas redes sociais um vídeo em que policiais militares do estado da Bahia aparecem supostamente tirando fotos de armas de traficantes para simular uma apreensão e, na sequência, devolvendo-as aos supostos criminosos. É falso. A PM informou que, na realidade, eram armas falsas, usadas durante as gravações de uma websérie.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo em que policiais militares do estado da Bahia aparecem supostamente tirando fotos de armas de traficantes para simular uma apreensão e, na sequência, devolvê-las aos supostos criminosos. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“PMs da Bahia pedem armas a traficantes pra registrar uma suposta apreensão, tiram a foto para registrar a apreensão e em seguida devolvem as armas para os traficantes. Ouça o vídeo..”tirou” “tirou” perguntando se tirou a foto. Lembre-se disso antes de registrar ou entregar a sua arma para o estado”
A informação analisada pela Lupa é falsa. A gravação mostra os bastidores da gravação da websérie “De dentro da favela” em Salvador (BA). A trama é produzida por moradores da região e publicada no canal O Pest no YouTube. Na ocasião, eram utilizados simulacros de armas de fogo — quando o item parece uma arma real, mas não é. Uma nota divulgada pela PM da Bahia confirmou essa informação.
O caso ocorreu no último domingo (19) no bairro Periperi, localizado no Subúrbio Ferroviário da capital baiana. De acordo com a PM, policiais foram chamados para verificar denúncias recebidas sobre pessoas em posse de simulacros. Após constatar que se tratava de uma gravação, agentes realizaram rondas no local para garantir a segurança e evitar “interpretações equivocadas”, informou a nota…