Áudio que circula nas redes sociais diz que Lucas Leiva, ex-jogador do Grêmio, aposentou-se do futebol por complicações provocadas pela vacina contra a Covid-19. Postagens informam que o áudio foi gravado pelo médico do Grêmio. É falso. Tanto o atleta quanto o médico do clube, Márcio Dornelles, alegam que o áudio e as informações são enganosas.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um áudio dizendo que o ex-jogador do Grêmio Lucas Leiva, de 36 anos, desenvolveu problemas cardíacos após se vacinar contra a Covid-19, condição que teria provocado sua aposentadoria dos gramados. Publicações dizem que o áudio foi gravado pelo médico do clube. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Médico do Grêmio falando sobre as vacinas da Pfizer e suas consequências nocivas
A informação analisada pela Lupa é falsa. O médico do Grêmio, Márcio Dornelles, publicou um story em seu Instagram afirmando que não possui qualquer relação com o áudio que circula nas redes sociais. Informou também que, por uma questão de ética médica e de respeito aos pacientes, não grava ou divulga informação sobre atletas que não seja pelos canais oficiais do clube. “O conteúdo difundido pelo autor do áudio não possui qualquer relação com o caso. Ao contrário, são [alegações] falsas e propagam a desinformação ao grande público através das redes sociais. As medidas cabíveis já foram tomadas, em busca de identificação dos envolvidos”, diz trecho do story de Dornelles.
A aposentadoria de Lucas Leiva dos gramados foi anunciada em 17 de março. O meio-campista estava afastado desde dezembro de 2022, quando foi diagnosticado com uma alteração cardíaca durante exames de rotina. Uma bateria de exames comprovou uma fibrose cicatricial do miocárdio, músculo do coração formado por fibras…