Cadastro dos beneficiários não é feito pelo IBGE, mas sim nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos de atendimento do Cadastro Único. Benefício não tem relação com o instituto e é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circulam nas redes sociais vídeos com supostos “alertas” sobre os recenseadores na reta final do Censo 2022. As mensagens afirmam que os agentes do IBGE estariam indo em residências para fiscalizar e retirar famílias da lista de beneficiários do Bolsa Família. É #FAKE.
Selo fake — Foto: G1
A legenda de um dos vídeos falsos diz: “Bomba! Governo divulga que vai na sua casa para você perder seu benefício do Bolsa Família.” Em outro vídeo, uma mulher diz: “Infelizmente essa notícia é muito triste para vocês, mas pode aguardar que o IBGE vai na sua casa.”
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esclarece que “não há relação entre ‘responder ou não ao Censo e receber ou não o Bolsa Família’”. Da mesma forma, as respostas dadas ao questionário do Censo não têm relação com o direito ou não de cidadãos ou cidadãs estarem em programas de benefícios.“
..