Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra dois ciclistas pedalando em um canal sem água. Segundo a legenda, a estrutura retratada seria um dos pontos da transposição do Rio São Francisco. É falso. O trecho mostrado faz parte do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), uma obra do governo do estado.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelo WhatsApp um vídeo que mostra dois ciclistas pedalando dentro de um canal vazio. A legenda afirma que o local é um dos pontos da transposição do rio São Francisco e sugere que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria interrompido o abastecimento de água no local. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Nova utilidade dos canais do São Francisco, infelizmente o pai dos pobres com muito amor no coração cortou o abastecimento da Pobreza, o amor venceu o ódio segundo a turma do FAZUELY
A informação analisada pela Lupa é falsa. O local onde foi registrado o vídeo com os ciclistas pedalando não faz parte da Transposição do São Francisco, mas sim do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), uma obra do governo do estado. Em nota enviada por mensagem no WhatsApp, a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará confirmou que o canal mostrado na gravação faz parte do CAC e está localizado no município do Crato, por onde passam os lotes 3 e 4 da estrutura – que estão secos porque ainda não foram concluídos.
No dia 25 de fevereiro deste ano, o vídeo original foi publicado no Instagram por um dos ciclistas que estavam no local. O próprio autor disse se tratar do Cinturão das Águas do Ceará…