FALSO: É falso que pessoas em hospital passaram mal após tomar vacina bivalente contra Covid-19

Circula no WhatsApp o áudio de uma mulher dizendo que pacientes e funcionários de um hospital estão passando mal com náusea, febre e impossibilidade de andar após terem tomado a vacina bivalente contra a Covid-19. É falso. Anvisa e Ministério da Saúde reiteram que não houve registros dessa natureza relacionados aos imunizantes.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp um áudio no qual uma mulher, que não se identifica, alega que todos os funcionários e idosos em um hospital estão passando mal após tomarem a vacina bivalente contra a Covid-19. Entre os sintomas registrados estariam náusea, febre e impossibilidade de andar. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

ÁUDIO: FUNCIONÁRIA DE HOSPITAL ALERTA QUE TODOS LÁ TOMARAM A VACINA BIVALENTE E TODOS ESTÃO PASSANDO MAL. MUITOS NÃO CONSEGUEM ANDAR

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registro de casos de paralisia de membros entre funcionários e pacientes de unidades hospitalares após a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, informam a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde. O assunto também não foi noticiado por veículos da imprensa.

Em nota, a Anvisa informou que não recebeu nenhum relato de surto que possa estar relacionado ao uso da vacina bivalente. A instituição esclarece ainda que, até o momento, os eventos adversos notificados estão dentro do previsto e não há evidências que indiquem a alteração do perfil de segurança dos imunizantes utilizados no país…

Veja a apuração completa no site Lupa