Gravação que circula nas redes sociais mostra que conjunto musical norte-coreano teria apresentado em evento a música “I Want to Break Free”, do Queen – banda liderada por Freddie Mercury. É falso. A análise da gravação original mostra que as pessoas presentes na cerimônia não estavam cantando essa canção.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma banda feminina da Coreia do Norte, acompanhada pelo coro de militares do país, canta a canção I Want to Break Free (“Eu Quero me Libertar”, em portguês) da banda de rock Queen, liderada pelo vocalista Freddie Mercury. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Nem em seus maiores sonhos, Freddy Mercury (QUEEN), imaginariam um acontecimento como este
A informação analisada pela Lupa é falsa. Realizando uma busca reversa no Google pela imagem de uma das integrantes do conjunto musical foi possível identificar que a mulher faz parte da orquestra chamada Moranbong. Na conta de YouTube do conjunto musical foi encontrado o vídeo original, publicado em 2020, e pode-se perceber que o conteúdo foi manipulado. Cenas da gravação foram retiradas e o áudio de um coral que canta a música do Queen foi inserido para fazer parecer que os norte-coreanos teriam apresentado a música em uma cerimônia.
O vídeo original foi gravado em 11 de outubro de 2015 no evento do 70º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. Publicação feita naquele ano pela revista estadunidense The Atlantic mostra diversas fotos da cerimônia. Há inclusive fotografias da apresentação da Moranbong Band e do State Merited Chorus, grupo que cantou em conjunto com a banda feminina…