Vídeo viral que mostra um homem sendo conduzido por um agente em um aeroporto circula com a informação que o detento seria Fernandinho Beira-Mar. O traficante estaria sendo levado para um presídio no Rio de Janeiro. É falso. Beira-Mar permanece preso em Campo Grande (MS).
Apurado pelo site Lupa
Circula pelo WhatsApp o vídeo de um preso sendo conduzido por um agente de segurança em um aeroporto. Segundo a legenda, o homem seria o traficante Fernandinho Beira-Mar durante sua transferência da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) para um presídio no Rio de Janeiro. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
“💣💣💣AEROPORTO DE ARACATI VIVEU DIA DE TENSÃO! NO MAIS ABSOLUTO SIGILO, FERNANDINHO BEIRA-MAR FOI TRANSFERIDO DO PRESÍDIO FEDERAL DE MOSSORÓ.Fernandinho Beira-mar é um dos suspeitos de ordenar aos ataques ao estado do RN. A visita de Dino, (ministro da justiça ⚖) aos gerentes do tráfico no Rio já surtiram efeitos. Lula e Dino atenderam a um pedido pessoal de Beira Mar e o mesmo já foi transferido para uma penitenciária do Rio em local ainda não divulgado.Lula mais uma vez mostrando que está em total apoio e alinhado com a criminalidade. FAZUELI”
A informação analisada pela Lupa é falsa. Luiz Fernando da Costa, mais conhecido como Fernandinho Beira-Mar, não é o homem que aparece nas imagens, de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Além disso, a última transferência do traficante foi para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), onde permanece desde 2019.
Vale ressaltar que não há uma penitenciária federal no Rio de Janeiro, somente unidades estaduais. Em nota, a Senappen ressaltou que Beira-Mar permanece no Sistema Penitenciário Federal…