Vídeo mostra Elon Musk dizendo que comprou o Twitter e desbloqueou a conta de Andrew Tate no Twitter porque ‘precisamos escapar da repressão da matriz e expor as elites globais’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

O CEO do Twitter, Elon Musk, está focado em expor “as elites globais”. Pelo menos, essa é a afirmação em um vídeo que mostra Musk repetindo a retórica comum da teoria da conspiração QAnon.

Um rolo do Facebook de 10 de março mostrou um Musk em um vídeo ligeiramente desfocado e ampliado. No clipe, Musk parece dizer: “As pessoas me perguntam por que desbloqueei Andrew Tate do Twitter. É a mesma razão pela qual comprei o Twitter. Precisamos escapar da supressão da matriz e expor as elites globais. Andrew Tate foi oferecido $ 1 bilhão para calar a boca, mas como ele recusou, eles o jogaram na prisão.”

Isso foi sinalizado como parte dos esforços do Facebook para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com o Facebook .) Isso porque é um deepfake. 

Uma pesquisa reversa de imagem e palavra-chave mostrou que o vídeo vem de uma entrevista do TED Talk que Musk deu em abril de 2022, meses antes de comprar o Twitter…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸