Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma luta de MMA entre uma mulher cis e uma mulher trans. É falso. A gravação exibe um combate entre um homem e uma mulher, no qual nenhum dos dois se apresenta como pessoa transgênero. O evento de MMA é conhecido por promover embates com celebridades e foi realizado na Polônia em 2021.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra uma luta de MMA. A legenda afirma que se trata de duas mulheres, sendo que uma delas se identificaria como mulher trans. O texto sugere ainda que a luta representaria uma suposta injustiça cometida contra mulheres cis ao competirem com mulheres trans. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
(…) Os trans tomando o lugar das mulheres
A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem não mostra uma luta entre duas mulheres, em que uma delas se identifica como trans. Na verdade, a gravação é de uma luta intergênero de MMA entre um homem e uma mulher, na qual nenhum dos dois se identifica como transgênero. O combate ocorreu na Polônia em outubro de 2021.
O “MMA-VIP” é uma franquia polonesa que promove combates entre celebridades. O homem que aparece nas imagens é Michal Przybylowicz, conhecido como “Ken Polonês”, e a mulher é Wiktoria Domzalska, filha de um boxeador do país…