O ex-presidente Donald Trump emitiu um comunicado ameaçando vazar ‘vídeos interessantes’ do presidente da Câmara, Kevin McCarthy.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Em 18 de março, o ex-presidente Donald Trump afirmou que seria preso na semana seguinte em uma investigação que logo descreveu como uma “caça às bruxas”. Mas depois que ele fez esse anúncio em sua plataforma de mídia social Truth Social, uma declaração diferente sobre uma “caça às bruxas” começou a circular online. 

“Se Kevin McCarthy não encerrar essas investigações imediatamente, orientarei meus apoiadores no Congresso a votar pelo fim de sua presidência e não terei escolha a não ser divulgar alguns ‘vídeos interessantes’ que gravei dele em Mar-a-Lago! ” li o que parecia ser uma declaração de Trump, repleta de seu papel timbrado Salve a América e entregue em letras maiúsculas. “Acabe com a caça às bruxas agora!”

Esta postagem foi sinalizada como parte dos esforços do Facebook para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)

A data da suposta declaração é 18 de março de 2022 – quase um ano antes de McCarthy ser eleito presidente em janeiro de 2023…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸