Não, o vídeo do político sul-africano Ace Magashule endossando o presidente Cyril Ramaphosa não é de março de 2023, mas de 3 anos antes

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: A política do governante Congresso Nacional Africano pode às vezes parecer confusa para os sul-africanos, mas este vídeo não mostra o membro suspenso e ex-secretário-geral Ace Magashule apoiando o presidente Cyril Ramaphosa em março de 2023. Foi filmado em janeiro 2020.

Alguns usuários de mídia social alegaram que o vídeo foi feito no funeral de Tate Makgoe, ex-chefe de educação da província de Estado Livre da África do Sul. O funeral foi realizado em 12 de março de 2023.

Magashule já serviu como primeiro-ministro do Estado Livre. No vídeo, Magashule pode ser ouvido cantando “phakama, Ramaphosa”, isiZulu para “rise, Ramaphosa”. Ramaphosa tem chance de ser reeleito nas eleições presidenciais de 2024 na África do Sul .

Mas Magashule tem sido um oponente vocal do presidente, especialmente desde sua suspensão em 2021 do Congresso Nacional Africano (ANC), com base em uma regra que Ramaphosa implementou. Ramaphosa também é presidente do ANC e Magashule foi secretário-geral do partido de 2017 até sua suspensão.

Então, este vídeo realmente mostra Magashule endossando Ramaphosa em março de 2023 e qual é o contexto por trás disso?..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦