FALSO: Supremo dos EUA anulou vacina contra Covid?

A pandemia da Covid-19 continua a ser motivo de inúmeras partilhas nas redes sociais que induzem em erro. Neste caso, a alegação assenta em várias falsidades.

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Supremo Tribunal dos EUA anulou vacina universal contra a Covid-19 porque viola Tratado de Nuremberga?

A pandemia da Covid-19 continua a ser motivo de inúmeras partilhas nas redes sociais que induzem em erro. Neste caso, a alegação assenta em várias falsidades.

Mesmo três anos depois de decretada a pandemia devido ao Covid-19, continuam a surgir publicações nas redes sociais sobre o assunto, principalmente sobre vacinas. Desta vez trata-se de uma publicação viral que alega que o Supremo Tribunal norte americano terá “anulado a vacinação universal” e considerado que a vacina do tipo “mRNA altera o ADN humano e agora são transumanos”.

O texto da publicação não tem qualquer referência à fonte original de informação, limitando-se a uma imagem com alguns parágrafos sobre o tema com o título “Supremo Tribunal dos Estados Unidos anula vacinação universal”. A publicação não nomeia diretamente a vacina contra a Covid, mas é a ela que se refere, chamando-lhe “vacina mortal” e dizendo mesmo que “viola a proibição de manipulação genética do Tratado de Nuremberga de 1945”.

O Código de Nuremberga foi criado em 1947, na sequência do julgamento de crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial que ocorreu no Tribunal Militar Internacional localizado naquela cidade alemã entre 1945 e 46. Entre os julgados estavam médicos acusados de experiências em seres humanos nos campos de concentração nazis. O Código veio fixar os princípios éticos a seguir em procedimentos e investigações médicas, nomeadamente o consentimento voluntário obrigatório das pessoas que a elas se submetem. Não existem referências a “manipulação genética” no Código de Nuremberga, que não versa sobre esse assunto concreto…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹