Publicação viral alega que ministra da Segurança Social não revelou nomes de quem aufere pensões vitalícias. É enganador.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Governo não divulga nomes de políticos que recebem subvenções vitalícias?
Publicação viral alega que ministra da Segurança Social não revelou nomes de quem aufere pensões vitalícias. É enganador.
“Subvenção vitalícia de políticos duplica aos 60 anos. Ministra da Segurança Social recusa divulgar quem recebe os mais de 8 milhões de euros.” Uma publicação de 5 de fevereiro garante que Ana Mendes Godinho não quer revelar os nomes dos políticos que têm direito à famosa e polémica pensão vitalícia, entregue a governantes, deputados e juízes do Tribunal Constitucional. Trata-se, no entanto, de uma publicação enganadora.
Vamos por partes. Toda esta informação está disponível em várias notícias da comunicação social portuguesa. Além disso, qualquer pessoa pode consultar os nomes dos políticos em causa. Basta, para isso, recorrer à página oficial da Caixa Geral de Aposentações, responsável por pagar estas subvenções vitalícias. Ou seja, o argumento inicial do autor está, por si só, completamente errado.
Por exemplo, os últimos dados disponíveis dão como certo a existência de 298 beneficiários como José Sócrates ou Armando Vara. História diferente é se é possível saber o valor que cada um recebe. Já lá vamos…