FALSO: Não, o governador do estado de Lagos, na Nigéria, Babajide Sanwo-Olu, não suspendeu a proibição dos populares mototáxis okada

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: O governador do estado de Lagos parece estar ocupado nas vésperas das eleições de 18 de março de 2023, na esperança de ser reeleito. Mas não é verdade que ele desbaniu as okada – motocicletas comerciais – em qualquer lugar do estado. 

Okada refere-se à motocicleta comercial popularmente usada como táxi na Nigéria. 

“GOV. SANWO-OLU cancelou a proibição do táxi de Okada, ele está liberando livremente veículos apreendidos à força pelo governo, ele pagou aposentados, ele está conhecendo as pessoas pessoalmente … tudo isso acontecendo em apenas uma semana! o post lê.

Sanwo-Olu proibiu a operação de okada em 10 áreas do governo local e 15 áreas de desenvolvimento do conselho local em maio e agosto de 2022. Isso, disse ele , foi devido à “ameaça crescente” representada pelos motoristas de okada à “segurança e proteção de vidas” .

Sanwo-Olu espera retornar ao cargo por mais quatro anos após as eleições para governador e assembléia estadual em 18 de março de 2023 . Ele tem feito campanha ativamente após o resultado da eleição presidencial de 25 de fevereiro, na qual seu partido, o governante All Progressives Congress , perdeu por pouco para o oposicionista Partido Trabalhista no estado de Lagos…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦